Os dez mandamentos da asma
Os dez mandamentos da asma
1 – A asma é uma doença crónica que afeta os brônquios. Diversos fatores fazem com que os brônquios se inflamem e fiquem mais estreitos dificultando a passagem de ar para os pulmões.
2- Os sintomas da asma são variáveis e deves conhecê-los. Quando nos deparamos com uma crise de asma, os principais sintomas são: a tosse seca e repetitiva, dificuldade em respirar, respiração sibilante (“chiadeira”), ar aflito e ansioso, respiração rápida e difícil, pulso rápido, palidez e suores, cianose nas extremidades. Mas em sempre surgem todos e outras vezes pode surgir dor no peito ou sensação de fadiga.
3- Suspeita-se de asma pelos sinais e sintomas e nas crianças mais velhas é possível confirmar através de testes da função pulmonar como a espirometria. Os testes de alergia são feitos para efetuar a despistagem a outras alergias. O médico aconselhará sobre a melhor altura para fazer os testes.
4- A asma pode ser desencadeada devido a exercício intenso, ansiedade, emoções fortes, alergias (pó, ácaros, pólenes, fungos, pelo de animais), humidade e infeções. A exposição ao fumo do tabaco e à poluição são outros fatores que provocam a asma. Evita-os.
5- Um bom controlo é fundamental. Os sinais e sintomas aprecem se a asma não estiver controlada. Convém evitar os fatores que a desencadeiam e tratar a inflamação das vias respiratórias com a medicação de controlo receitada pelo médico. Trata precocemente os sintomas quando eles aparecerem.
6- Há dois tipos de medicamentos para a asma: - os que aliviam, e que são usados quando os sintomas aparecem, chamados de broncodilatadores. - os que controlam a inflamação ou anti-inflamatórios, usados diariamente para manter a asma controlada. Não deves deixar de os tomar mesmo quando te sentires bem.
7- Utiliza bem os inaladores. São dispositivos que ajudam a introduzir a medicação nas vias respiratórias, enquanto respiras. Ensaia a sua utilização junto do médico e/ou enfermeira.
8- Utiliza o plano de tratamentos, escrito e personalizado, que tenhas combinado com o médico. Este indicar-te-á os fatores que a desencadeiam a evitar, os broncodilatadores a tomar no caso dos sintomas e o tratamento de controlo a seguir para controlar a asma a longo prazo.
9- A escola deve oferecer um ambiente seguro. Os professores devem saber que sofres de asma para te ajudarem no caso de teres uma crise de asma e colaborar com os pais informando-os.
10- Com o tratamento adequado podes ter uma vida normal, inclusive fazer desporto. Estar ativo ajudará a tua saúde.
Controla a tua asma para que a asma não te controle a ti. Respirar é Viver!
Crise de asmaComo atuar
A – Segurança. Colocar a criança num local calmo, arejado onde não haja pó, cheiros ou fumos; B – Manter a calma e acalmar a criança/jovem ficando sempre junto dela; C – Comodidade. Colocar a criança numa posição que lhe facilite a respiração; D- Ajudar a criança a usar os inaladores (habitualmente prescritos em SOS); E - Contatar e/ou informar a família para/sobre o encaminhamento para os serviços de saúde; |